segunda-feira, 15 de agosto de 2011

QUEM É O PORCO?


Porcos são animais dóceis, amigos e podem viver em contato conosco de modo semelhante aos cães domésticos. São sensíveis e capazes de amar seus donos se conviverem com seres humanos realmente humanos. Porcos são também inteligentes. Testes científicos demonstraram que os porcos podem realizar tarefas semelhantes àquelas que cães são capazes e, em alguns casos, podem ser adestrados de modo a realizarem tarefas tão excepcionais, que outro tipo de animal não conseguiria. Mas devido ao hábito humano de consumo desse animal, o porco é submetido a muitos tipos de agressões e desrespeitos. O modo como comem (fuçando a comida) criou a idéia de que esses bichos não teriam “higiene” ao se alimentarem. Daí o substantivo “porco” ter dado margem à criação do adjetivo do mesmo nome. “Porco” ficou sendo o epíteto, não somente de uma pessoa que não tem higiene, mas para diversos outros, como obesos, policiais, as pessoas sujas, etc.



Hoje considera-se como “porcaria”, diversos tipos de hábitos ou atos, que os porcos são incapazes de cometer, ou de pelo menos de não o fazer intencionalmente, como emitir gazes, arrotar à mesa, retirar secreções do nariz, falar com a boca cheia, não gostar de tomar banho, urinar fora do vaso sanitário, etc. Convencionou-se usar o adjetivo “porco”, numa referência ao animal, mas na verdade, os seres humanos (e somente eles), são capazes de realizar mais “porcarias” - inclusive conscientemente - do que qualquer porco. Considera-se “porco” o animal capaz de chafurdar na lama e no lixo em busca de comida e que tem coragem de comer a sua costumeira “lavagem”.



Mas há porcos criados em condições especiais, embora sofrendo em cativeiro, que vivem e precisam de ambientes extremamente limpos, alimentando-se de ração especial.

Considerando-se que porcos domésticos acabam em lixões ou comendo lavagem em coxo, (não por culpa deles), e que humanos comem de fato verdadeiras “porcarias”, como intestinos de boi, rins, cérebro de macaco, bunda de formiga, olho de passarinho e de atum, baratas, morcegos (na China), ovas de peixes, pênis de cachorro, mortadela (feita com restos de vários tipos de animais), chouriço (feito com sangue de porco), testículos de vários animais, miolo (cérebro de boi), bofe (pulmão bovino), carnes putrefatas (carne-de-sol), carne crua (quibe árabe), picanha sangrenta e buchada nordestina, cabe a pergunta: Quem é o porco?



Também em relação ao comportamento e à ética, podemos verificar que realmente há humanos que são porcos (adjetivos) e que há porcos que, pela sua sensibilidade e benevolência, são bem mais “humanos” (adjetivo) que muitos humanos (substantivo).

Fonte: "Alimentação para um Novo Mundo" Ed.Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário